Touro

08-03-2011 18:56

Touro:  Frase: "Eu possuo"

Verbo: perseverar / Palavra: determinação

Natureza básica: construtor/acumulador

Polaridade: negativo, yin

Quadruplicidade: fixa (criação ou ação determinada e persistente)

Elemento: Terra (prático)

Tipo do elemento: a terra onde a semente eclode e floresce

Regente: Vênus / Metal: cobre

Características da personalidade:

Touro é o signo da determinação e do poder, da eficiência sobre assuntos práticos. O nativo do signo de Touro aprecia tudo que é bom e focaliza sua atenção na aquisição de bens materiais. Aprecia a beleza e a forma, é uma pessoa plástica, carnal, sensual e sua maneira de entrar em contato com as coisas é através do nível do sensível. Assim, Touro representa a sensualidade, sendo amante do conforto e necessitando de segurança, tanto emocional quanto material. O dinheiro é muito importante para comprar aquilo que aprecia.

Para ele, há uma lentidão ao assimilar as impressões recebidas, que são ruminadas para depois se fazer presente e influenciar a maneira de ser.

O taurino é uma pessoa possessiva, resultado da necessidade de segurança, retém tudo que entra pela boca, mantém e conserva (objetos, idéias). Não muda de opinião. É muito ciumento, considerando a afeição dos outros como propriedade sua. Não costuma entrar numa relação enquanto não tem certeza de que poderá continuar nela. É muito leal com os amigos, possui compaixão e é muito afetuoso.

O signo de Touro representa a massa física, a força física, a lentidão, a estabilidade, a placidez, a calma, a resistência. Também representa as reações instintivas, a rotina da estabilidade interna, a segurança. Não é o signo da iniciativa, mas é de colocar em prática as iniciativas dos outros. A evolução do taurino é segura e lenta, ele não arrisca, é prático. Atinge suas metas com calma e perseverança, prudência sem precipitação. Enfrenta as maiores dificuldades a longo prazo pois, como todo signo de Terra, está ligado ao tempo. É persistente em tudo, nos hábitos, na dedicação, no ressentimento. E rotineiro e resistente a mudanças. É estável, tem capacidade de aquisições e de realizações. A economia exagerada pode levá-lo à avareza. É prático e realista, consciencioso e honesto, lento, obstinado, teimoso, pode ser preconceituoso. Pode ser liderado, não pode ser empurrado ou mandado.

Acumula aborrecimentos durante muito tempo e, após longa ruminação, a cólera do taurino surge repentinamente, deixando todos à sua volta surpresos.

O instinto oral do taurino é acentuado: gosta de comer, come muito e com avidez. Quanto mais nutritiva for a comida melhor. Tem gostos naturais.

Existem três tipos de Touro, dependendo do planeta que estiver no signo ascendente, no meio do céu ou numa casa angular:

1.  O indivíduo do tipo touro que costuma carregar um fardo no pescoço, trabalhar pesado. É perseverante, sem pressa. Fisicamente lento, de esforço paciente e que suplanta a resistência. É obstinado.

2.  O indivíduo do tipo "boi tranqüilo" que é lento, de boa índole, vê o tempo passar, rumina no prado e é mais passivo.

3.  O indivíduo do tipo "touro colérico", de sexualidade evidente, instintivo, com tendência a se zangar com mais facilidade.

Expressão positiva do signo: tranqüilo, vigoroso, confiável, tem força de vontade, esperança, otimismo e discernimento, é discreto, aplicado, engenhoso, metódico, perseverante, organizado

Expressão negativa: materialismo  exagerado, preguiça, autoritarismo, obstinado, rumina a agressão, cruel, ambicioso, pouco espontâneo, inflexível em suas opiniões, exige favores.