Ritos de Passagem na Wicca

03-03-2011 19:38

Como qualquer outra Religião, a Wicca também tem Ritos de Passagem que celebram as diferentes fases na vida de uma pessoa.

Cada Rito de Passagem pode ser considerado uma diferente “Iniciação”, pois desempenha um papel de extrema importância na vida do homem religioso, visto que tais rituais sempre envolvem uma  mudança ontológica e apresentam um conjunto de Mistérios ao indivíduo que passa por eles.

Ritos de Passagem são muito mais que rituais sagrados que marcam a vida de um Bruxo. Para a Wicca eles  são vistos como um processo mágico e social que prepararão as pessoas para viverem em comunidade e para a vida em todas as suas manifestações.

Existem inúmeros Ritos de Passagem e eles geralmente estão associados às três fases da vida humana: 

• Nascimento

• Vida

• Morte

 

Os Ritos de Passagem mais conhecidos e praticados são:

RITO DE UNÇÃO:

Ocorre nos primeiros dias de nascimento de uma criança.

Neste ritual os Bruxos ungem a criança através de óleos sagrados e lhe conferem dons mágicos como forma de presente.

 

WICCANING

É o ritual que ocorre logo após o Rito de Unção, geralmente na Lua Cheia seguinte. Nele a criança é apresentada à Deusa e ao Deus. Este ritual visa apenas pedir a proteção dos Deuses à criança e jamais comprometê-la com a religião Wiccaniana em si. Qualquer compromisso desse tipo só pode ocorrer quando a criança chegar à uma idade em que tenha capacidade de decidir qual é o melhor caminho espiritual para ela mesma. No Wiccaning a criança ganha dois padrinhos, que a auxiliarão nos momentos de necessidade em sua vida.

 

RITOS DE PUBERDADE

Muitas culturas primitivas, incluindo a celta e a nativa americana, tiveram rituais para marcar a passagem de uma pessoa para a fase adulta.

Para as meninas isso ocorre em sua primeira menstruação no Rito de Menarca, que é celebrada através de ritual exclusivo para mulheres.

Para os meninos, a cerimônia que marca sua introdução na fase adulta é o Rito de Transição, que ocorre por volta dos 13/14 anos e que é celebrado somente por homens.

 

HANDFASTING

É o Casamento Pagão, que ocorre quando duas pessoas decidem se unir para viverem juntos como casal. O Handfasting, ou a União das Mãos, é oficiado por um Sacerdote Wiccaniano e nele os noivos fazem votos de fidelidade e amor um ao outro. No final suas mãos são unidas com um laço. A cerimônia pode acontecer em qualquer data, menos entre Samhain e Imbolc, cujas energias de morte e transformação não se harmonizam com os propósitos do Handfasting. Algumas Tradições afirmam que Beltane também não é um bom período para casamentos, enquanto outras afirmam ser a melhor data.

 

HANDPARTING

A Wicca é uma religião que encoraja a responsabilidade social em todos os seus aspectos e manifestações. Por isso, quando duas  pessoas que se uniram através do Handfasting decidem se separar é orientado que estas desfaçam sua união perante os Deuses, através de um rito chamado de Handparting, ou a Separação das Mãos. Este é um ritual específico da Wicca e não encontramos prática similar em nenhuma cultura religiosa.

 

CRONING

Nas culturas ancestrais as mulheres mais velhas eram respeitadas por seu conhecimento e sabedoria. Elas eram reverenciadas como a memória viva do mundo e eram as Guardiãs da sabedoria ancestral de sua cultura. O Croning marca a entrada da mulher na menopausa e no caminho da Deusa Anciã, para se tornar uma Sábia.

 

SAGING 

Na Wicca o ritual que honra a sabedoria de um homem adquirida através da Idade se chama Saging e ocorre tradicionalmente por volta dos 65 anos de idade. Como qualquer parte da vida de uma pessoa, a terceira idade deve ser respeitada e observada, uma vez que nossos anciões têm muita sabedoria e experiência para compartilhar conosco se permitirmos.

 

RÉQUIEM

O Réquiem é a cerimônia Pagã que ocorre quando um Bruxo morre. Nesta cerimônia é pedido que os Portais do País de Verão sejam abertos para que a alma da pessoa possa passar. Três cerimônias distintas marcam o Réquiem. Uma ocorre no dia do enterro da pessoa, a outra uma lunação após a morte e a terceira, um ano e um dia após a data do falecimento.

 

Através dos Ritos de Passagem poderemos nos manter no curso da verdade de nossa essência e encontrar a resposta para a maior indagação da alma humana, de forma que nosso espírito brilhe nos mostrando o caminho correto. Assim, poderemos nutrir o espírito da verdade em cada um de nós, para que ele floresça e dê bons frutos. Desta forma, a Wicca forma os indivíduos e os prepara para a vida.

 

Por Sianna Aset

*Fonte de pesquisa: Ritos de Passagem, Celebrando o nascimento, vida e a morte na Wicca, de Claudiney Prieto.