Mitologia Nórdica

03-03-2011 01:07

Os Deuses mais importantes são Odin, Thor e Frey, que representavam as três classes da antiga sociedade: os Reis, os Guerreiros, e os Fazendeiros.

- Odin: Odin é o Pai de Todos, relembrado hoje como o Deus da guerra e da fúria dos vikings. Contudo, ele tem outros aspectos até mais importantes que esses. Nas Eddas, ele é o líder dos Deuses, mas essa posição originalmente era de Tyr, pois Odin tornou-se soberano durante a Era Viking, onde um Deus mais astuto era mais importante que um Deus radicalmente justiceiro. Odin é o Deus da sabedoria e do poder mágico ele que guarda os mistérios do universo. Odin também é considerado Deus da morte, por que ele juntamente com Freya, recebiam os guerreiros que chegavam em Valhalla..

Protetor dos poetas, dos guerreiros, dos estadistas e o Deus da morte, da Guerra e da Magia. Carrega a lança Gungnir que nunca erra o alvo e que no cabo, tem runas gravadas, que ditam a preservação da lei. Cavalga o garanhão de oito patas Sleiphir e reune guerreiros para lutarem com ele. Conquistou as runas , alfabeto nórdico, para a humanidade através de um ato de sacrifício pessoal e trocou seu olho direito por sabedoria. Seu dia: quarta-feira.

Símbolos: os corvos: Munin e Hugin, os lobos: Geri e Freki, o cavalo Sleipnir, e a lança Gungnir

 

- Thor: É provavelmente o Deus mais conhecido entre os Deuses nórdicos. Ele é um Deus simples, o patrono dos guerreiros e do povo. Thor é conhecido pelas suas grandes aventuras e por suas batalhas contra os gigantes. Possui uma tremenda força e o martelo Mjolnir, que foi feito pelos Anões. Mjolnir é considerado o maior tesouro dos Deuses por ser a proteção contra os gigantes. Thor é associado ao trovão, e também é o Deus da chuva e das tempestades. Deus do trovão, filho de Odin. Thor é invocado nas mágicas rúnicas como força vingadora. Casou-se com a Deusa Sif, do trigo. Seu dia: quinta-feira.
 Símbolos: o martelo e a biga. Sua arma, o martelo de pedra Mijollnir

 

NERTHUS – mãe de Frey e Freya – A mãe Terra, tão misteriosa e tão antiga quando Njord, seu culto mesclou-se com o culto da Mãe Terra em toda a Europa antiga, o que fez com que suas características muitas vezes se “perdessem”. Foi um dos protótipos da Grande Deusa.

 

Frey: É o Deus da paz e fertilidade. Ele é um Deus Vanir, mas vive com os Aesir para assegurar o tratado de paz. Era o Deus cultuado pelos camponeses e fazendeiros, que lhe faziam oferendas para que a fertilidade da Terra fosse mantida durante o ano. A palavra Frey significa Senhor, por isso não se tem certeza se era o nome do Deus ou era um titulo, também era conhecido como Ing ou Ingvi, por isso alguns o chamam de Frey Ingvi. Filho de Njord, , o soberano do reino dos duendes responsáveis pelo crescimento da vegetação. A sua principal característica é o seu pênis ereto, e é o equivalente setentrional, mais próximo do deus de Wicca.

 Deus da fertilidade, agricultura, prosperidade, crescimento, abundâncias. Os animais a si consagrados eram os cavalos e os javalis. Em seus rituais de adoração havia muitos ritos sexuais, não à toa Frey era na maioria das vezes representado como um gnomo sentado, de capuz e pênis ereto. Em seus templos não eram permitidos o uso de armas. Geralmente, é feita uma analogia de Frey com a Runa FEHU, mas também se pode fazer uma aproximação com a Runa do Cavalo, EHWAZ.

Símbolos: a espada e o javali.

 

FREYJA - deusa da fertilidade, da sexualidade, do parto. Tem um apetite sexual voraz. Também é relacionada a rituais mágicos, encantamentos e adivinhações. Era reverenciada no culto aos mortos. É a mais famosa das deusas e protetora do amor e da feitiçaria. Compartilhou com Odin a morte em batalha, recebendo o primeiro golpe. Seu dia é segunda-feira

É a Deusa mais importante e a mais conhecida. Ela é a irmã gêmea de Frey. Freya é uma Deusa que tem duas facetas. Primeiramente, ela é a Deusa do Amor, da Sexualidade e da Beleza, também é a Deusa da Guerra que recebe os heróis que morrem dos campos de batalha juntamente com Odin. Além de Deusa das Feiticeiras e da magia xamânica, conhecida com Seidhr. Apesar de Freya ser a Deusa do amor e da beleza, ela não é uma Deusa dependente e muito menos delicada, como as Deusa do amor de outros panteões. Compartilhou com Odin a morte em batalha, recebendo o primeiro golpe. Seu dia: sexta-feira.  Símbolos: a lança e os gatos.

 

Frigg ou Frigga: Deusa da Fertilidade versão mãe Terra. É a misteriosa esposa de Odin. Ela é a Deusa do casamento, da família, do destino  e das crianças. Simboliza a manutenção da ordem, da harmonia e da paz, dentro de casa. Dizia-se que Frigg sabe o futuro, mas nunca revela seus segredos, nem mesmo ao seu esposo Odin. A grande Deusa mãe dos nórdicos. Deusa da Fertilidade, versão da mãe Terra. É associada a Nerthus (Idade do bronze). É conhecida por sua sabedoria e por nunca revelar nada a ninguém, nem mesmo ao seu esposo. É representada por uma sacerdotisa nua de cabelos longos, usando um torc (colar de ouro) e pulseiras nos braços e pernas.

Símbolos: pássaros, a roda e o fuso. Seu dia é sexta-feira.

 

- Loki: Deus do fogo, irmão de sangue de Odin, trapaceiro do panteão, é o bom e o mau em uma só pessoa. Tem descendência dos povos gigantes. também conhecido por sua inteligência, suas artimanhas, e suas brincadeiras que causam problemas a Asgard. Ele é aquele que causa o problema e fica rindo de fora, e depois arruma a solução, é o tipo de cara que aprecia uma boa travessura. Adora falar o que todo mundo sabe que é verdade, mas ninguém tem coragem de dizer bem alto e direto. Sua maior façanha e a mais conhecida é ter conseguido matar Balder. Balder era o Deus mais bonito e amado entre os Deuses e uma das suas virtudes era que nenhum material do mundo poderia feri-lo, com a única exceção do visco que foi considerado tão fraco e pequeno para ser uma ameaça. Assim, Loki pegou o Deus Cego Hod e colocou um dardo feito de visco na sua mão e o guiou para lançá-lo. O dardo pegou em Balder, causando assim sua morte. Com a morte de Balder, Loki se uniu aos gigantes e as legiões do caos e declarou guerra aos Deuses, assim começando o Ragnarok. Muitas vezes essa lenda é mal interpretada e com isso Loki acaba sendo visto como o "demônio nórdico", isso é um conceito errôneo. Ignorar Loki seria ignorar o irmão de sangue de Odin, o companheiro de aventuras de Thor, o provedor de muitos dos benefícios dos Deuses e aquele que destrói o mundo para que ele seja reconstruído das cinzas. Isso é uma parte do ciclo, assim como está na Edda: "Cattle die, and men die, and you too shall die" ou "O gado morre, os homens morrem, e você também morre". Símbolos: o cavalo e o falcão. Seu dia é o sábado.

 

Tyr: é o deus do combate, o general do panteão, ao passo que Thor é o mais guerreiro e Odin, o estadista.Embora raramente seja lembrado nos dias de hoje entre os Deuses mais populares, Tyr é extremamente importante. Ele é o Deus da guerra, da justiça e da nobreza. O mito mais importante envolvendo Tyr mostra tanto bravura quanto honra. Foi ele que perdeu sua mão, para que o Lobo Fenris pudesse ser capturado pelos Deuses. É o Deus do combate, o general do panteão, ao passo que Thor é mais o guerreiro e Odin, o estadista. Seu dia: Terça-feira Símbolos: a lança e o escudo.

 

Balder ou Baldur: Filho de Odin e Frigga, era uma divindade da justiça e da sabedoria. Infelizmente alguns escritores modernos, de uma linha de pensamento cristã, tentam transformar Balder no "Cristo" nórdico. Conhecido como o Belo, Balder é o Deus da luz, da beleza e da bondade, mas seu nome significa guerreiro. Diz que Balder morreu mais irá retornar após o Ragnarok.

Dos deuses do sexo masculino, este é o mais jovem e o mais bonito. Deus do Sol e do Verão. Irmão de Thor, é o mais eloquente dos deuses

Símbolos: o Sol e a luz radiante. Seu dia é o domingo

 

Heimdall: É o deus brilhante,é o guardião da ponte do arco-íris que leva a Asgard, morada dos Deuses. Sua audição é tão boa que ele pode escutar a grama nascendo na Terra ou a lã crescendo no dorso da ovelha. A simbologia da ponte do arco-íris é vasta, pode significar a conexão entre a matéria e o espírito, e a ligação entre os homens e os Deuses. É Heimdall que dá o sinal para os Deuses que o Ragnarok começou.. e possuidor do Gjallanhorn que ele sopra na batalha de Ragnarök. Símbolos: a trompa e o arco-íris

 

Nornes: Deusas do Destino: Urd, Verdandi e Skuld. São as três irmãs que tecem o destino dos homens em seus teares. Guardam a Yggdrasill, a árvore do mundo, que sustenta a Terra.Todas as manhãs fazem chover hidromel sobre suas raízes, para que as folhas permaneçam verdes. São representadas pela virgem, a mãe e a anciã. Urd é muito velha e vive olhando para trás, por sobre os ombros. Verdandi é uma jovem e olha sempre para o presente e finalmente Skuld, vive encapuzada e possui um pergaminho fechado sobre seu regaço, que contém os segredos do futuro.

As Nornas tinham a missão de encontrar mulheres grávidas para a encarnação das almas.Três deusas que tecem o fio da vida e da morte. Equivalem as Moiras gregas ou as Parcas dos latinos.Seu dia é o sábado. Símbolos: a roda em movimento.

 

Idun ou Indunna: Deusa da saúde e mulher de Bragi, Deus da poesia. Ela é responsável pela saúde dos Deuses, que precisavam comer uma maçã por dia, vinda de seu cofre de madeira de freixo, para manterem sua juventude e força ou as maçãs douradas da juventude. Símbolos: a lira e a maçã. 

 

Mimir: O Gigante, guardião da Fonte da Sabedoria e amigo de Odin. O mais sábio dos Deuses nórdicos, Mimir teve sua cabeça decepada, mas Odin manteve a cabeça viva e a consultava para saber segredos ocultos. É um dos deuses gigantes antigos. Obteve todo o seu conhecimento ao beber do poço da Grande Sabedoria nas raízes de Yggdrasil. Mimir, também chamado Ymir, deu origem aos anões com as partes de seu corpo ao morrer. Símbolos: a cabaça e a fonte.

 

Aegir ou Egir: Gigante dos mares. Foi adorado e temido por marinheiros, para acreditarem que Aegir apareceria ocasionalmente na superfície para pegar os navios, homens e a carga, e lavá-los com ele ao seu salão no fundo do oceano. Sua esposa é a Deusa do mar Ran com quem tem nove filhas. Símbolos: o mar e a água.

 

Skadi: É a Deusa do Inverno e da caça, casou-se com Njord, Deus dos Mares, porque acabou se confundindo no concurso de pés mais bonitos. Ela queria se casar com Balder, por isso seu casamento não era tão feliz, também é a Deusa da Justiça, da Vingança, e da Cólera. Símbolos: montanhas e locais altos. 

 

NJORD - É o Deus do mar e o protetor dos marinheiros e dos pescadores. Representação paterna do Vanir, ele é o concessor das riquezas e um corajoso guerreiro. Casado com a Deusa Skadi.

Pai de Frey e Freya. Uma das mais antigas divindades nórdicas era relacionada aos pescadores, ao mar, as ondas, aos ventos do mar. Muito importante na época das grandes embarcações vikings. Os grandes líderes navegadores tinham uma ligação especial com essa divindade. Njord era considerado uma divindade muito misteriosa e, talvez por isso, seu culto sempre foi muito pouco ritualizado.

 

As Valquírias: Espíritos femininos que apareciam para os guerreiros que iam morrer e ficavam invisíveis para os demais, auxiliavam o Deus da guerra e a travessia ao mundo dos mortos em Valhala, o grande palácio de Odin, onde ele se diverte em festas na companhia dos heróis que morriam em combate. Símbolos: a lança, o cisne e o capacete.

 

DVALIN - Soberano dos anões.

DAIN - Soberano dos Elfos.

Existem muitos outros Deuses dentro do panteão nórdico composto por duas famílias principais de Deuses, os Aesir e os Vanir, sendo que os primeiros tornaram-se durante a Era Viking, as divindades mais importantes, suplantando os antigos Deuses Vanir, que são de origem mais antiga que os primeiros, são eles:

 Hel a Deusa da morte

Sif a Deusa da Colheita

Bragi o bardo e poeta dos Deuses

Vidar e Vali os Filhos de Odin

Magni e Modi os Filhos de Thor

Eostre a Deusa da Primavera

Hoenir o mensageiro dos Aegir

Sunna e Mani, o Sol e a Lua

Ullr o Deus da caça

Nerthus a Deusa da Fertilidade 

 

Pesquisa realizada por Fréya Vivienne