Herbologia - Ervas e Aromas

08-03-2011 15:44

As ervas são presentes da Mãe Terra capazes de curar, purificar, abençoar  e atrair sorte e sucesso. As ervas podem ser também utilizadas em conjunto com pedras, complementando-se.                                             

O ideal seria você plantar e colher suas próprias ervas. Mas como isso pode ser um pouco difícil nos dias modernos, o mais comum é comprá-las em lojas especializadas. As ervas são largamente usadas nas práticas Wiccanianas. Elas são queimadas no caldeirão como oferendas, usadas para fazer banhos purificadores ou como preenchimento de talismãs.                 

Um pote de ervas pode ser feito misturando-se várias delas com pedras.  Quando este pote é colocado em  um ambiente, serve de filtro energético e é capaz de afastar as influências negativas que estiverem por perto. Conheça algumas das ervas mais usadas na Wicca e suas propriedades mágicas.

ARRUDA: usada para proteção e afastar todo o tipo de mal. Está ligada ao planeta Marte.

ARTEMÍSIA: usada para desenvolver os dons psíquicos extra-sensoriais. Esta ligada a Lua.

AÇAFRÃO: clareia a mente e estimula a vida sexual e amorosa. Está ligada à Vênus e ao Sol.

ALECRIM: muito utilizada em encantamentos de proteção e limpeza astral (purificação), as folhas quando jogadas nas brasas, expulsam influencias negativas. Está ligado ao Sol e a Mercúrio.

BENJOIM: atrai energia física e mágica. Esta ligada ao planeta Mercúrio

CALÊNDULA: atrai saúde, sonhos proféticos, conforto e amor. Esta ligada ao Sol.

CANELA: a canela favorece a energia física, o amor e a prosperidade. Erva ligada ao Sol.

CÂNFORA: purificadora e energizadora, também é usada para assegurar a fidelidade. Está diretamente ligada à Lua.

CARVALHO: nos traz centramento e poder em todas as suas manifestações. Está ligado ao planeta Júpiter

CEDRO: favorece o autocontrole e a espiritualidade. Planeta Sol.

CIPRESTE: atrai saúde e tranqüilidade. Está ligada à Saturno.

CRAVOS DA ÍNDIA: protege, afasta o mal e atrai proteção. Está ligado ao Sol e Júpiter

GENGIBRE: potencializador de encantamentos e feitiços. Seu pó pode ser usado para afastar os inimigos. Está ligada à Marte.

JASMIM: apropriado para atrair harmonia, paz e tranqüilidade. Está ligada à Vênus e Lua.

JUNIPERO: erva protetora e purificadora, além de poder ser usada para a recuperação física. Está ligada ao Sol.

LOURO: atrai vitalidade, sucesso, prosperidade, conhecimentos psíquicos e purificação. Esta erva está ligada ao Sol

MANJERICÃO: traz consciência, alegria, paz e dinheiro. Está ligado a Marte e Vênus 

NOZ MOSCADA: atrai energia mágica, prosperidade, riqueza e expansão. Está ligada a Júpiter.

ROSAS: atrai o amor em todas as suas manifestações. Está fortemente ligada à Vênus

SÂNDALO: usado na conquista de todos os desejos. Está ligado à Lua.

VALERIANA: usado em feitiços de amor e banhos de purificação. Está ligado a Mercúrio.

VERBENA: atrai amor e é usada para quebrar feitiços. Está ligada com Mercúrio.

VETIVER: ótima para feitiços amorosos. Está ligada ao planeta Vênus

 

*Conteúdo extraído do Curso de Wicca - elaborado por Sianna Aset. 

 

MAGIA DOS INCENSOS

 

Você pode começar a fazer magia com o poder dos incensos.

Talvez o ato mágico mais simples com um incenso seja acendê-lo enquanto mentalizamos aquilo queremos, ao mesmo tempo em que visualizamos a fumaça ascendendo aos céus. Você pode adicionar mais poder ainda a esta prática simplesmente dizendo algumas palavras espontâneas enquanto a fumaça sobe aos céus. É importante também visualizar o seu desejo acontecendo.

Use os incensos como oferendas. Eles podem ser acesos sobre o seu altar pela manhã e noite como uma forma de conexão com os Deuses.

Além de encherem sua casa com um agradável aroma, os incensos servirão como purificadores e energizadores, abençoando todo o seu lar.

 

INCENSOS, ELO DE COMUNICAÇÃO COM O SAGRADO                             

Hoje em dia  existem vários tipos diferentes de incensos que vão desde varetas, cones, pós ou ervas secas que são queimadas em brasa para soltar seus aromas e propriedades mágicas. Todos os diferentes tipos de incensos são válidos.

Se desejar, poderá aprender a fazer seus próprios incensos, o que aumenta ainda mais o seu poder. 

Os incensos são potencializadores rituais naturais e quando a fumaça sobe aos céus, leva consigo nossos desejos e intenções, estabelecendo um pórtico entre nós e os Antigos Deuses.

Cada aroma possui uma propriedade mágica específica e se você consultar as páginas anteriores, encontrará o seu significado na parte referente às ervas já que um incenso geralmente é feito de uma ou mais delas.

Os incensos são parte integrante da maioria dos rituais e isso se dá pelo fato deles alterarem a nossa consciência de maneira incrível. A fumaça dos incensos muda a atmosfera de um ambiente, tornando-o ideal para a prática da magia.

Se você está começando agora sua incursão na Wicca, recomendo basicamente aromas de incensos que você deve ter sempre à mão para transformar a atmosfera de um local para rituais:

 

ALECRIM: este é um aroma básico que pode ser usado para todas as finalidades e ocasiões. Ele nos coloca em um estado receptivo para a comunicação com  os Deuses e altera nossa consciência, facilitando a concentração, meditação e foco.

 

LÓTUS: sagrado para muitas culturas, este aroma nos desperta para o Sagrado, eleva nossa consciência aos Deuses e está fortemente ligado a sabedoria divina. 

 

OLÍBANO: é uma ótima oferenda aos Deuses. Era muito utilizado pelas culturas egípcia e grega nos rituais matinais como forma de despertar os Deuses para um novo dia. Você pode usá-lo como uma oferta aos Deuses pela manhã sobre o seu altar ou acendê-lo em qualquer ritual.

               

SÁLVIA: ótimo purificador de ambientes e neutralizador de energias nocivas. Ele possui poderosas propriedades de aprendizado e sabedoria. É um aroma que nos coloca em contato direto com a Deusa. 

 

Sianna Aset

 

Mais sobre Ervas...

Carregando magicamente sua Erva

08-03-2011 15:50
Existem ervas para todos os propósitos e quando for escolher uma que melhor servir às suas necessidades, leve algum tempo carregando-as com sua própria...

Chás e Infusões

08-03-2011 16:22
As Bruxas de antigamente sempre usaram infusões com ervas para promover a cura e o bem estar. Pesquisas recentes comprovam que tomar chá pode proteger as artérias influenciando os fatores relacionados à formação de coágulos. Os elementos químicos do chá podem reduzir a capacidade de...

Lembretes Rituais

08-03-2011 16:26
As ervas e pedras são poderosos auxiliares em qualquer ritual ou feitiço e elas são muito utilizadas como lembretes rituais. Um lembrete ritual é qualquer coisa utilizada em um rito que pode ser guardada conosco para nos lembrar de nosso desejo, ao mesmo tempo que nos transmite a energia e bênçãos...

O Incenso através da História

09-03-2011 10:59
Entre os Hebreus (com referência no Velho Testamento) O uso do incenso teve desde a antiguidade um sentido de purificação e proteção. Para os egípcios ele constituía uma forma de manifestação da divindade. No culto dos mortos via-se no uso do incenso um guia para a vida do além. A partir do...