Celebrando a Lua e suas fases

03-03-2011 23:53

A Lua, por ser o mais alto símbolo e representação da Deusa, deve ser reverenciada com rituais específicos quando suas fases mudam.

A Lua é a maior expressão da feminilidade e da eterna fonte da vida. Na maioria dos Mitos das civilizações primitivas vamos encontrar o papel de inter relação que existe entre a Terra, a Lua e o Sol, pois o mundo precisa tanto da luz do Sol como da Lua.

A Lua está intimamente ligada aos sentimentos humanos e aos sonhos. Quando começamos a ouvir a voz da Lua entramos em freqüência com os poderes da Deusa e aprendemos a trabalhar de acordo com seus ciclos.

As mudanças das fases da Lua afetam todas as coisas existentes sobre a Terra, por isso os Wiccanos se conectam com este enorme poder para tirar o melhor proveito de suas energias benéficas.

Todas as vezes que a Lua mudar de fase, a Deusa está nos abençoando e por isso devemos reverenciá-la com ritos mágicos, para que assim nos tornemos pontos magnéticos de suas vibrações e para que seu ciclo de mudanças seja continuo.

Os rituais de Lua devem ser feitos de preferência à noite e no dia em que a Lua está entrando em sua fase à ser celebrada, pois é quando os poderes lunares estão em seu apogeu. Se isto não for possível, dois dias antes ou dois dias depois da fase da Lua é considerado bem perto do período.

Estes rituais são chamados pelo pagãos de Esbath, também são conhecidos por Plenilunios, nas tradições de Wicca este é um dos momentos onde os Covens se reúnem, juntamente com os 8 Sabbats eles compõem os calendários wiccanos.

Algumas Tradições criam seu próprio sistema de celebrar seus Esbás, dentro de um estudo dos Deuses cultuados em sua Tradição fazem correlações com os meses do ano, celebrando em cada Lua Cheia uma Deusa do Panteão escolhido pela tradição. 

 

Na Lua Crescente a face da Deusa à ser celebrada é a Donzela, Virgem ou Filha, e esta fase é ideal para realizar rituais e sortilégios com o intuito de aumentar e fazer crescer algo, seja amor, dinheiro, amizade, intelecto, etc. É a melhor época para iniciar qualquer tipo de negocio e esclarecer os mal-entendidos. A Lua Crescente atrai, expande, fortalece e aumenta as grandes possibilidades. É uma das fases mais positivas, pois todos os rituais realizados nesta fase lunar tendem a apresentar resultados satisfatórios e imediatos.

Deusas no aspecto Donzela: Diana, Ártemis, Afrodite, Atena, Perséfone.

 

Na Lua Cheia a face da Deusa à ser celebrada é a Mãe, fase propicia para realizar rituais e sortilégios com o intuito de aguçar a intuição, aumentar a percepção e favorecer as relações sociais. É a melhor para consagrar os Instrumentos Mágicos, pois à medida que a Lua enche, o instrumento consagrado também se enche de poder e força. É a fase mais importante para os ritos de Bruxaria. Mas tome cuidado ao agir nesta fase, porque ela estimula as brigas e confusões.

Portanto, se estiver indeciso, não aja na Lua Cheia. Acalme-se e espere o melhor momento de decidir.

Deusas no aspecto Mãe: Deméter, Gaia, Hera, Danu, Isis, Brigit.

 

Na Lua Minguante a face da Deusa à ser celebrada é a Anciã, e nesta fase trabalhamos para afastar os feitiços, maldições e doenças. Esta fase evoca poderes negativos, a Magia que destrói as chance e possibilidades. Portanto realize ritos que tenham por finalidade expulsar doenças e Magia Defensiva (se porventura alguém tiver lhe enviado alguma maldição contra você).

Deusas no aspecto Anciã: Hécate, Ceridwen, Morrigu, Kali.

 

Na Lua Nova a face da Deusa à ser celebrada é a Negra, é o seu aspecto mais misterioso, violento e temperamental. Ela é a Ceifeira, é o obscuro, aquela que nos leva de encontro às profundezas de nosso ser. Este período é dedicado aos trabalhos de introspecção e avaliação de nossas próprias sombras. Exatamente por este motivo não é melhor período para trabalhos mágicos, pois esta lunação é vista como um momento de auto avaliação e espera.

Deusas Negras: Lilith, Ereshkigal, Baba Yaga, Cailleach. 

 

Por Sianna Aset

*Fonte: Vivendo a Wicca - Scott Cunningham

A Lua e suas fases

Saiba mais sobre as lunações

09-03-2011 11:12
1 – Lua Nova Sua energia é favorável para despertar o potencial latente, favorecendo os novos começos em todos os sentidos: negócios, empregos, amor e vida. É a fase do plantio para impulsionar a germinação. A fertilidade está no seu nível máximo. Também é favorável para conceber uma criança; fazer...