O Uso de Cristais

08-03-2011 15:28

Existem dois tipos básicos de energias dentro das pedras e eles contêm

todas as várias vibrações delas: as que atraem o amor, repelem a negatividade e assim por diante. São as energias emissoras e receptoras.

São manifestações das formas mais puras de energias universais que

criaram tudo o que existe. Possuem vários símbolos. Na religião, são conhecidas como Deus e Deusa. Em astronomia, o Sol e a Lua. Nos seres humanos,

masculino e feminino.

Eis mais algumas associações:

EMISSORAS

elétrica

quente

ativo

RECEPTORAS

Magnética  

fria

inerte

 

Esses poderes se encontram por toda a parte no universo. Estão presentes em nós mesmos e no planeta. Segundo o pensamento mágico, encontram-se dentro de nossos corpos. Falando simbolicamente, é por isso que podemos ter filhos de um sexo ou de outro e praticar todas as formas de magia.

As energias receptoras e emissoras estão ambas dentro de nós. Essas forças nada têm a ver com nosso sexo físico. Ou melhor, não deveriam, mas já que somos treinados desde o nascimento para acentuar a energia que combina com o nosso gênero físico, os desequilíbrios são bastante comuns.

Os meninos são vestidos de azul, ensinados a jogar basquete, a usar calças etc. Embora hoje em dia isso esteja mudando, esse ainda é o normal. Um dos objetivos do mago é alcançar o equilíbrio perfeito dessas duas forças gêmeas. Quando se tornam desequilibradas, quando uma energia é mais abundante ou acentuada do que a outra, o mago também fica assim.

Uma presença excessiva de energia emissora torna o mago irritável, agressivo, zangado e demasiado analítico. Com relação à saúde, esse desequilíbrio pode levar a úlceras, dores de cabeça, pressão alta e outros males.

Excesso de energia receptora provoca melancolia, letargia, depressão, desinteresse e isolamento do mundo físico. Outros possíveis problemas são

pesadelos, dependência afetiva, desemprego, queda das defesas imunológicas e hipocondria.

Se e quando notar um desequilíbrio de sua energia, use pedras do tipo oposto para ativar essa força.

As pedras emissoras são as brilhantes, extrovertidas, agressivas e elétricas. Possuem energias fortes e dominantes que repelem o mal, vencem a inércia e criam movimento.

As pedras emissoras ajudam a acabar com a doença, reforçam a mente consciente e preenchem o portador com coragem e determinação. São usadas para promover energia física, atrair a sorte e o sucesso. Na magia, podem ser usadas para acrescentar mais força ao ritual.

Essas rochas e minerais são usados de duas formas principais:

Para expulsar energias negativas e não desejadas ou introduzir energias

num objeto ou pessoa. Uma mulher que use uma cornalina para ter coragem,

por exemplo, absorve essas energias. A mesma mulher, desejando repelir a

negatividade presente em seu corpo, capacitaria a pedra, pela visualização, para esse fim. Assim, em vez de introduzir energia na mulher, a pedra a levaria para longe. Claro que o segredo é a visualização.

As pedras emissoras contatam a mente consciente. Geralmente são densas ou pesadas, às vezes opacas, e podem ser vermelhas, laranja, amarelas, douradas ou transparentes. Também podem brilhar ou cintilar como o Sol. Exemplos de pedras e minerais emissores incluem o rubi, o diamante, a lava, o topázio e a rodocrosita.

As pedras emissoras estão associadas ao Sol, Mercúrio, Marte, Urano e aos elementos Fogo e Ar.Também se relacionam às estrelas, já que estas são apenas sóis distantes.

As  pedras receptoras  são o complemento natural das emissoras. São reconfortantes, calmantes, introvertidas e magnéticas, promovendo a meditação, a espiritualidade, a sabedoria e o misticismo. Criam a paz.

Essas pedras promovem a comunicação entre o consciente e o inconsciente, fazendo brotar a sensitividade. Irradiam energias que atraem o amor, o dinheiro, a cura e a amizade. As pedras receptoras são bastante usadas para centramento, para estabilizar e reforçar a ligação com a Terra.

Como as pedras emissoras, as receptivas também são usadas de duas maneiras principais: o lápis-lazúli é usado para atrair o amor e, energizada diversamente, será capaz de absorver a depressão e criar a alegria.

As pedras receptoras são encontradas numa grande variedade de cores - verde, azul, verde-azulado, violeta, cinza, prateado, cor-de-rosa, preto (ausência de cor) e branco (todas as cores combinadas). Também podem ser opalescentes ou translúcidas, e terem um orifício natural.

Exemplos de pedras receptoras incluem a pedra da lua, água marinha, esmeralda, olho-de-boi, quartzo rosa, turmalina rosa, kunzita, lápis-lazúli e sugilita. São ligadas à Lua, Vênus, Saturno, Netuno, Júpiter e aos elementos Terra e Água.

Nem todas as pedras se encaixam facilmente numa dessas categorias, mas é um bom sistema para nos ajudar a relacionar as pedras com seus poderes básicos. Algumas contêm uma mistura dessas energias, como o lápis-lazúli. Outras possuem usos que não correspondem a essa classificação simples, logo aplique seu julgamento para determinar os poderes principais.

Lembre-se: este é um sistema para ser usado em seu benefício e não pode estar certo o tempo todo.

Só de olhar para uma pedra desconhecida, notando seu peso e cor, você será capaz de saber alguma coisa sobre suas propriedades mágicas antes mesmo de tentar senti-las.

Da próxima vez que vir uma pedra - em qualquer lugar -, tente determinar se ela é emissora ou receptora. Se isso se tornar um processo automático, adquirirá rapidamente o conhecimento das pedras e, assim, a magia com elas se tornará mais fácil.

As pedras têm sido usadas na cura mágica há séculos e algumas devem ter sido eficazes. Ao estudar o uso mágico tradicional de cristais não estou-lhe dizendo para agarrar um heliotrópio quando cortar o dedo ou uma esmeralda se tiver problemas com a visão. Estou simplesmente sugerindo que tais meios podem ser usados junto com o tratamento médico ortodoxo. Assim, pegue um curativo e um creme bactericida (ou uma folha de Banana da terra) e cure a ferida; depois, use um heliotrópio para apressar sua recuperação.

A magia não é uma bofetada na cara da tecnologia. Pode e deve ser usada sempre que possível. Ao ler sobre "cura" com pedras, tenha isso em mente para

não ter dúvidas quanto a esse aspecto da magia.

Claro que as pedras são poderosas, mas precisamos conhecê-las, nos sintonizar com elas e estar em contato com nosso corpo para que a magia seja eficaz.

De qualquer maneira, cor é poder e as pedras coloridas são duplamente poderosas. Eis algumas dessas energias.

 

Vermelho

Vermelho é a cor do sangue, do nascimento e da morte. Em muitas culturas tem sido "sagrado" ou dedicado às divindades. As pedras vermelhas são emissoras, ativas, e relacionam-se com o planeta Marte e o elemento Fogo, ambos energias agressivas.

São pedras protetoras e atuam para reforçar o corpo e a força de vontade, são empregadas para fomentar a coragem, fornecer energia física e adicionar poder aos rituais com sua presença no altar.

Antigamente, as pedras vermelhas eram antídotos para envenenamentos, serviam para conservar os pensamentos "puros" e, com sua capacidade de extrair as causas, banir a raiva e as emoções violentas. Também eram usadas para evitar o fogo e como proteção contra os raios.

Na cura, as pedras  vermelhas estão intimamente ligadas ao sangue.

Muitas vezes são usadas para combater a anemia, estancar hemorragias e cicatrizar feridas. Também parecem funcionar em erupções e inflamações. Talvez por sua ligação com o sangue, já tenham sido carregadas para evitar o aborto.

As pedras vermelhas podem ser energizadas, quando postas, geralmente, perto ou sobre os genitais durante a visualização, para vencer disfunções sexuais.

 

Rosa

As pedras cor-de-rosa são receptoras e cheias de vibrações afetivas.

Calmantes, reconfortantes e usadas para relaxar e retirar a tensão tanto do

corpo quanto da mente.

Vistas às vezes como regidas por Vênus (embora o verde seja uma cor mais venusiana), as pedras rosa são usadas para atrair o amor ou reforçar um amor já existente. Podem funcionar para aplacar problemas em relacionamentos longos.

Também são usadas para estimular o amor-próprio. Não se trata de narcisismo, mas do reconhecimento de defeitos, sua aceitação e liberação, prosseguindo com a vida. Eu (e muitos outros antes de mim) já disse que não podemos esperar ser amados pelos outros se não amarmos a nós mesmos. As pedras rosadas têm uma energia que é utilizada para se alcançar esse objetivo.

Elas promovem paz, felicidade, alegria e riso. Estimulam as emoções leves, ajudam a fazer amigos e encorajam a abertura para com os outros.

São ideais para serem usadas em rituais de grupos.

 

Laranja

As pedras laranja possuem um pouco do fogo do vermelho, mas são mais delicadas em seus efeitos. Receptoras, muitas vezes são vistas como símbolos

do Sol. Ideais para o uso em rituais protetores e os efetuados para desenvolver

a Iluminação.

Essas pedras se relacionam com o poder pessoal. Com seu uso aumenta-se a capacidade de servir-se do poder, bem como de direcionar essa energia durante rituais mágicos.

São excelentes para serem usadas por indivíduos com pouca auto-estima, pois expandem a consciência do próprio valor.

As pedras laranja também atraem a sorte e, como símbolo de sucesso, são usadas durante encantamentos para assegurar um final feliz.

 

Amarelo

As pedras e minerais amarelos são emissoras regidas por Mercúrio e usadas em rituais que envolvam comunicação. Se você tem problemas em se expressar de maneira inteligente, tente usar uma pedra amarela. Os escritores recebem ajuda em seu trabalho e os oradores a usam para melhorar a eloqüência.

Regidas também pelo Sol, as pedras amarelas são protetoras, enquanto o elemento Ar, também um regente, nos diz que podem ser usadas para reforçar

a mente consciente. São utilizadas durante a magia para realçar a capacidade

de visualização.

Os encantamentos que envolvam viagem podem ser feitos com pedras amarelas, talvez segurando uma na mão emissora e visualizando a si mesmo indo para seu lugar de destino.

Quanto à saúde, são usadas para promover a digestão, regular o sistema nervoso e para problemas de pele.

Essas são pedras de movimento, troca, energia e percepção mental.

 

Verde

Como cor da natureza, da fertilidade, da  vida, o verde freqüentemente tem sido relacionado com o vermelho na religião e na magia.

Pedras dessa cor são receptoras e usadas em curas mágicas.

Colocando-as ao redor de uma vela acesa, verde ou azul, visualiza-se a pessoa

doente como alguém totalmente curado e cheio de vida.

Também podem ser carregadas para proteger a saúde. As pedras verdes em especial são vistas como tonificantes dos olhos, controlam os rins, aliviam

problemas estomacais e evitam dores de cabeça.

Regidas por Vênus, quando usadas durante a jardinagem, ou enterradas, promovem um crescimento exuberante das plantas. Se você tem plantas em casa, tente colocar algumas pedras energizadas na terra com essa finalidade.

Devido a esse uso, elas também eram consideradas promotoras da fertilidade e

da concepção.

Sua relação com o elemento Terra levou ao uso em encantamentos que envolvam dinheiro, riqueza, prosperidade e sorte.

Harmonizam, equilibram e podem ser usadas para alinhar-se com a Terra.

 

Azul

Azul, a cor do oceano, do sono e do crepúsculo. Regida pelo elemento Água e pelo planeta Netuno, essas são pedras receptoras e promovem a paz.

Segurar uma pedra azul, ou direcioná-la a uma luz suave, acalma as emoções.

Se você tem dificuldades para dormir, tente usar pedras azuis na cama.

Também é excelente para evitar pesadelos.

As pedras azuis são carregadas ou usadas para a cura em geral, mas especialmente para reduzir a febre, remover úlceras e suas causas, eliminar

inflamações. Às vezes parecem reduzir ou retirar a dor do corpo.

Se achar que necessita de uma purificação, use pedras azuis enquanto toma banho para limpar seu ser interior bem como o físico. Isso é feito com freqüência antes de rituais mágicos.

 

Violeta

As pedras violeta ou cor de anil são receptoras e espirituais. Regidas por Júpiter e Netuno, há muito são ligadas ao misticismo e purificação. Excelentes quando usadas na meditação, no trabalho psíquico ou durante qualquer ritual com a finalidade de contatar a mente subconsciente.

Como as pedras azuis e verdes, violeta é a cor da cura e da paz. Essas pedras são usadas para manter a saúde e às vezes são dadas de presente a crianças indisciplinadas para desenvolver a obediência. Fisicamente, as pedras violetas são usadas para aliviar problemas relativos à cabeça, como dores de cabeça, doenças mentais, concussões e problemas com cabelos. Usadas à noite, aliviam a depressão e produzem um sono restaurador.

Relacionam-se com a religião organizada, mas também com sistemas mais orientados à Terra, sendo usadas para contatar as forças superiores.

 

Branco

Pedras brancas são receptoras e regidas pela Lua. Como tais, estão intimamente ligadas ao sono e à sensitividade.

No passado, as pedras brancas, principalmente a calcedônia, eram usadas para desenvolver a lactação de mães com problemas para alimentar seus bebês. Nos Estados Unidos contemporâneo, são consideradas pedras da sorte, por isso são carregadas no bolso ou usadas para atrair a boa sorte.

Porque a Lua brilha à noite, suas pedras são usadas para proteção à noite, quando se caminha sozinho em lugares perigosos. Pedras vermelhas e brancas

podem ser carregadas ou usadas juntas para proteção o tempo todo.

Para livrar-se de uma dor de cabeça, ponha uma pedra branca no bolso.

Alguns dizem que as pedras brancas, por conterem todas as cores, podem ser energizadas magicamente para atuarem como substitutas de pedras de qualquer cor. Isso é feito por meio da visualização.

 

Preto

As pedras pretas são receptoras e representam a Terra, a estabilidade, sendo regidas por Saturno, o planeta da limitação. Simbolizam o autocontrole, a resistência e o poder sereno.

Às vezes são consideradas protetoras, mas as pedras pretas são mais freqüentemente usadas para "aterrar" uma pessoa. Se você é  frívolo, confuso

ou tão ligado ao espiritual que sua vida física acaba prejudicada, use pedras

pretas.

Misticamente, o preto é a cor do espaço interplanetário, da ausência da luz. Se deseja fazer um encantamento de invisibilidade mágica a fim de garantir que seus atos não sejam notados pelos outros, use uma pedra preta para isso. Faça, por exemplo, uma pequena imagem de si mesmo com argila preta e enfeite-a com pedras da mesma cor. Coloque-a numa caixa preta, ou numa feita de espelhos, e esta num lugar escuro. Isso simplesmente o esconderá daqueles que representam uma ameaça para sua vida.

 

Pedras multicoloridas

Pedras com várias cores, como o heliotrópio (verde e vermelho), a turmalina (várias combinações) e a opala (de todas as cores) são, obviamente, mais complexas em sua composição mágica do que aquelas de um só matiz.

Com a maioria delas, simplesmente olhe para as cores separadamente e determine seus usos pela da combinação das energias de cada uma.

As opalas são um caso especial, como todas as pedras que possuem um arco-íris ou variedade de cores. 

 

*Extraido da apostila da Enciclópedia de Cristais -feita por Sianna Aset 

Cristais

Alguns tipos de Cristais

08-03-2011 15:37
AGUA MARINHA: atrai inspiração e  equilibra as emoções. Favorece a comunicação, a expressividade e os dons artísticos.                 AMETISTA: desenvolve os dons psíquicos e transmuta as energias negativas. Usada...

Limpeza dos Cristais

08-03-2011 15:38
Como já mencionado, as pedras estão expostas a uma grande variedade de energias antes de chegarem às suas mãos. Para usá-las em magia, muitos profissionais efetuam uma limpeza ou purificação. É um processo simples, que remove influências passadas da pedra, deixando-a pronta para o uso. É...