Introdução

25-03-2011 15:45

 "O Criador deu ao homem a magia (heka) para repelir o efeito fulgurante do que acontece inesperadamente."

                       (Ensinamento para Merikarê)

 

Em hotep...

 

Heka possui vários significados, porém pode ser entendida como "magia religiosa" e uma força de origem divina. Pode se tratar também de uma forma especializada e ritualizada de oração.

Nós do Coven Amantes de Ísis em honra a nossa madrinha, possuímos treinamentos voltados para seus cultos antigos, e como era considerada pelos antigos egípcios como "Weret Hekau" (A Grande Maga) estudar a "heka" é uma maneira de resgatar seu culto primordial e honrá-la em suas múltiplas faces.

Entendendo mais a filosofia egípcia sobre magia, eles acreditavam que heka era um presente divino, dado aos homens para se protegerem e para vencerem algumas dificuldades.

No Egito, a magia era considerada uma ciência exata. Embora certos amadores, como feiticeiros de aldeia, utilizassem algumas receitas  mágicas elementares, a grande magia de Estado era revelada apenas a uma elite de escribas. Esse tipo de magia Estatal tinha a finalidade de manter a Ordem (Ma'at).

O trabalho mágico de heka, se baseia em uma combinação de palavras faladas e ações, e na conjunção de três forças "sia", "hu" e "heka" ou seja, "sabedoria", o "verbo" e "magia".

 O conhecimento, a sabedoria é fundamental para trabalhar com heka. A magia para os egípcios não era uma arte para os ignorantes, deve-se possuir conhecimento dos símbolos e dos elementos utilizados pela heka.

 Os egípcios  falam que o ser humano possuí duas inteligências: uma cerebral(hat) e outra a inteligência do coração(ib). O hat, a inteligência cerebral deduz tudo na base de comparações,precisa da dualidade para entender algo e sempre julga a realidade. No hat é guardado o conhecimento.

 O ib, a inteligência do coração, é um aspecto que nos permite ir mais além da limitação animal e constitui a característica necessária do homem que se dirige em direção ao divino. Essa forma de inteligência afirma o que o cérebro não pode compreender, sem utilizar a comparação e sem julgar a realidade, nos permite viver em comunhão com o divino. A inteligência do coração guarda a sabedoria que se manifesta através da intuição. Sia no entanto é esta percepção intuitiva e a sabedoria que ela transmite.

 A palavra ou o Verbo (hu) eram sagradas para os egípcios, pois foi a partir do Verbo Divino que se iniciou a Criação. No entanto a palavra tem extremo poder. Os egípcios ensinam que os desejos e sentimentos que brotam do coração-ib se manifesta na existência do orador ao ser proferidos por sua língua. Hu, a força criadora, nos responsabiliza por criar a realidade na que vivemos, e nos ensina que a as palavras possuem a força necessária tanto para construir como para destruir.

 Heka é a força que nasce da percepção do coração (sia) e se manifesta no verbo mediante a voz (hu). Ou seja, a magia é sentida no coração e depois expressa em forma oral.

 Nós do Coven Amantes de Ísis, possuímos treinamentos de Heka voltados para os iniciados, esse treinamento é dividido em três níveis: Nível 1- Ankh; Nível 2- Udja; Nível 3- Seneb. E subdivididos em Papiros, que são os temas teóricos e conteúdos práticos que são passados em cada treinamento. Com o intuito de conhecer, os mitos e símbolos do Antigo Egito, de resgatar os antigos cultos as divindades e suas festividades e de utilizar a heka para não só nos equilibrar, mas também em busca do equilíbrio da Terra que anda nos dando inúmeros sinais de alerta de que as coisas não andam bem.

 

"Eis que recolhi esse poder mágico em todo lugar onde se encontra, em todo homem no qual se encontra."

                             (Livro dos Mortos)

 

Senebty!

Texto de Gawen Ausar

Alto Sacerdote 

 

 

Fontes:
Website: https://kemetsur.multiply.com/ (acessado em 25/03/11)
JACQ, Christian- O Mundo Mágico do Antigo Egito, Bertrand Brasil