Festival de Yule

26-05-2011 10:00

O solstício de inverno é a noite mais longa do ano. No entanto, a partir deste dia, o Sol volta cada vez mais forte, para chegar ao seu ápice no solstício de verão.

A palavra Yule (pronuncia-se “iúle”) provavelmente vem da palavra escandinava “iul”, que significa “roda”. Sua data não é fixa, pois depende das correspondências astrológicas e climáticas de cada ano. No hemisfério sul, ocorre sempre por volta de 21 de junho, e no hemisfério norte por volta de 21 de dezembro.

 

Este dia marca a morte e o renascimento do Deus-Sol; marca também a derrota do Rei Azevinho, Deus do Ano Minguante, pelo Rei Carvalho, Deus do Ano Crescente. A Deusa, que era morte-em-vida no solstício de verão, exibe agora o seu aspecto de vida-em-morte, pois ela é a Rainha da Escuridão neste sabbat, mas também é a mãe que dá à luz a criança da promessa, que irá fertilizá-la mais tarde e trazer de volta luz e calor ao seu reino.

Apesar de no Brasil termos o costume de dizer que trata-se do “primeiro dia de inverno”, a data por volta de 21 de junho simboliza o meio do inverno, ou seja, quando o inverno está no ápice. Tanto é que, originalmente, o nome é “middle-winter” (em inglês, meio do inverno).

 

COSTUMES E PRÁTICAS DO YULE

Tora de Yule

Tradicionalmente é feita de carvalho, mas qualquer outro tronco pode servir. Antigamente, era utilizada para proteger a casa. A tora do ano anterior era queimada na lareira, ressaltando o aspecto de morte e renascimento. Enquanto isso, uma nova era decorada e colocada no lugar da outra.

 

Materiais necessários para a confecção de uma tora de Yule:
- fita vermelha, verde e dourada
- alguns ramos e folhas verdes
- uma tora de madeira

Enfeite a tora com os ramos e folhagens da forma que achar melhor. Para amarrá-los, use as fitas coloridas. Enquanto confecciona a tora, peça aos deuses proteção e bênçãos para o seu lar.

Quando estiver pronta, coloque-a em um lugar de destaque na sua casa, onde ela ficará até o ano seguinte, quando ela deverá ser queimada e substituída por uma nova, como você está fazendo hoje.

Se você não tiver condições de fazer uma tora grande para deixar em sua casa, pode fazer uma menor para utilizar no seu ritual e depois guardá-la no seu quarto, por exemplo.

Materiais necessários:
- velas branca, preta e vermelha
- fitas verde, vermelha e dourada
- ramos e folhagens
- um tronco fino de aproximadamente 30cm e com tr~es furos ao longo da madeira

Novamente, enfeite o tronco com os ramos e as fitas. Coloque uma vela em cada furo. esta tora de Yule pode ser colocada sobre o altar e as velas acesas durante toda a cerimônia do sabbat.

 

Árvore de Yule (árvore de Natal)

A árvore de inverno é um costume essencialmente pagão que já dura séculos. Esteve sempre tão impregnado entre os povos antigos que, mesmo após o advento do cristianismo, o costume permaneceu: no hemisfério norte, o Natal é no inverno (dezembro), e a árvore faz parte de todas as tradições natalinas.

Montar e enfeitar uma árvore é uma forma singela de homenagear os elementos e pedir sua proteção. Trata-se de uma representação de todas as árvores sendo honradas por você, portanto capriche.

Materiais necessários para confeccionar a sua árvore:
- um pequeno pinheiro verde
- pequenas bolas coloridas pintadas por você
- símbolos pagãos como sol, lua, estrelas
- pequenas velas

Na noite do solstício de inverno, acenda todas as velas que você colocou na árvore, fazendo um pedido para cada uma acesa.

Cante e dance em volta da árvore, festejando e honrando os espíritos da Natureza e os deuses: a Deusa que é Mãe e o deus que é a Criança da Promessa renascida nesse dia.

Fonte: Bruxaria.net