Festival de Lammas

16-02-2011 00:00

O Sabbath de Lammas é conhecido originalmente como Lughnasadh (pronuncia-se “lug-na-ssádh”) e acontece no dia em 1º de fevereiro, para quem festeja pela Roda Sul. É um dos festivais celtas do fogo. O nome original (Lughnasadh) significa, literalmente, a “festa de Lugh” (Lugh é um deus celta).

 

Lammas é a primeira colheita e ocorre no verão. Celebramos a chegada do período de colheitas e também os deuses. Lughnasadh leva esse nome porque era a época em que os antigos povos celtas realizavam jogos em homenagem à Lugh e sua mãe. Os jogos geralmente são simples, de modo que todos possam participar.

Algumas sugestões de jogos de Lammas:

• Corrida com três pernas
• Corrida com ovo na colher
• Corridas de revezamento em equipe
• Braço-de-força (em homenagem ao Deus)

O importante é adaptar os jogos às pessoas que estarão participando das festividades no dia. Use a criatividade!

Dedicado à Lugh, o deus celta da luz, o sabá representava seu sacrifício anual que garantia a maturação das sementes, sua colheita e o fornecimento dos grãos para o próximo plantio. Neste festival, temos o outono paralelo à união sacrificial de Beltane com o deus do ano crescente.

O Deus-Sol se sacrifica para renascer nos grãos, o que faz deste festival uma celebração essencial dos grãos e pães.

Tailtu, a Deusa Mãe, também era celebrada com danças e cantos, exaltada como a fonte de toda vida e abundância. Os primeiros frutos e cereais colhidos eram-lhe ofertados nos altares de pedra dos bosques sagrados de carvalhos.

Vemos Lammas, então, como um festival de regeneração. É o primeiro festival da colheita (depois vêm Mabon e Samhaim). Celebramos a Deusa, a plenitude da Terra, a agricultura e todas as realizações em nossas vidas.

No início de fevereiro, celebramos a primeira colheita. É de extrema importância que celebremos o alimento que um dia foi cultivado e hoje está em nossa mesa. A Terra foi fecundada pelo Sol e graças a esse casamento sagrado temos o que comer; temos vida.

O Sol alcançou seu ponto mais alto no solstício de verão e agora está minguando cada vez mais… Devemos celebrar tudo o que foi feito, assim como a ida do Deus para a Summerland. Os dias estão ficando mais curtos e começamos a tomar consciência da chegada do inverno em breve.

Uma festa de grãos, frutas e vegetais é alegremente celebrada, como todos os festivais pagãos.

Alguns costumes de Lammas

- Lughnasadh era a festa céltica que comemorava os jogos funerais de Lugh. Não a morte de Lugh, mas os jogos que ele institucionalizou para honrar a morte de sua mãe adotiva, Tailtu. Na Irlanda, Lughnasadh é chamado de “Jogos de Tailtu”.

- Nos antigos rituais de Lammas, havia uma efígie do Deus Milho feita com vime e outros materiais. O homem de vime era preenchido com todos os “sacrifícios” da aldeia: frutas, grãos, riquezas, vinho e outras oferendas. Uma fogueira enorme era construída e consagrada. Durante a cerimônia deste festival, o homem de vime era lançado sobre o fogo e sacrificado, levando assim os desejos das pessoas ao mundo dos deuses.

- Simplificando a ortografia, Lúnasa significa “mês de agosto” em gaélico-irlandês. Lunasda e Lunasdal significam “Lammas” (primeiro de agosto em gaélico-escocês). Na Ilha de Man, o equivalente é Laa Luanys ou Laa Lunys. Na Escócia, é Iuchar. Na península de Dingle é conhecida por An Lughna Dubh (“o festival sombrio de Lugh”).

Fonte: Site Bruxaria.Net